02/06/09

Exercício 11


Este exercício funciona como um mini-relatório acerca da construção de identidade online no âmbito da cadeira de Cibercultura.

No decorrer do semestre foi-nos pedido que criássemos contas em algumas ferramentas sociais. São elas:

1. youtube

Apesar de ja ter conta criada no youtube, apenas utilizava essa mesma conta para poder adicionar videos como favoritos ou para criar playlists. Ao aprofundar esta ferramenta, descobri que muito mais se poderia fazer. Podemos criar players para embutir em blogs ou páginas, exportar playlists, seguir utilizadores, etc. Foi com satisfação que expandi o meu conhecimento e utilização desta ferramenta poderosa de partilha de videos.

2. delicious

Quando utilizei pela primeira vez o delicious, senti que seria uma ferramenta que pouco ou nada iria utilizar. Isto porque apenas me centrei na vertente social, ou seja, a partilha dos meus bookmarks. Rapidamente me apercebi que, pelo menos no meu caso que tenho uma grande colecção de bookmarks, esta ferramenta é de uma utilidade extrema. Basta aceder a partir de qualquer computador à minha conta do delicious e tenho acesso instantâneo aos meus bookmarks, podendo efectuar busca por tags ou palavras chave.

3. flickr

O flickr é uma ferramenta que muito me agradou, pois é uma maneira bastante simples e eficaz de poder partilhar as minhas fotografias e/ou trabalhos com quem quiser. Em termos profissionais tem uma utilidade enorme, já que posso, por exemplo, criar o meu portfolio de trabalhos, bastando em seguida adicionar o endereço ao meu curriculo.

4. twitter

O twitter ainda me deixa na dúvida... Apesar de ter experimentado em primeira mão aquando do seminário sobre Bolonha a utilidade desta ferramenta, não me vejo como utilizador assíduo.

5. wikispaces

A utilização desta ferramenta, aliada à vivência no curso de multimédia, fez com que desde logo me interessasse por ela e instantaneamente decidi criar uma wiki que permitisse partilha de informação entre alunos não só da turma como do curso. É um trabalho que está a decorrer e que espero que conte com a participação de várias pessoas.

6. blogger

Esta foi sem dúvida a ferramenta mais fácil e poderosa que utilizei. A partir da criação de um blog, podemos facilmente adicionar conteúdos das outras ferramentas anteriormente mencionadas. Para além de conteúdo próprio, o blog pode funcionar como agregador de toda a identidade online criada.

0 comentários:

Enviar um comentário